Sobre a SG

Nossa História!

 

Muito além da cutelaria, a SG FACAS carrega em sua história o legado da família Burtett.


Uma empresa centenária que tem sua vida forjada no fogo e no aço.
No sul do brasil, em meados de 1920 iniciou-se a produção de ferramentas agrícolas, com muitas dificuldades na época e sem energia elétrica, sob a luz do dia e do motor a diesel, o aço se moldava pela força do homem e o do trabalho. O meio de transporte utilizado eram cavalos para fazer a distribuição e vendas das ferramentas produzidas.


Com a chegada da energia em 1969 e com o passar dos anos, a quantidade de ferramentas produzidas foi crescendo, saindo de 15 ferramentas por dia, para 100, porém sempre com o objetivo de jamais perder a essencia de ser uma empresa familiar e artesanal. Sua estrutura física passou de 150m' para 2.600m', contando com equipamento de alta tecnologia, mas sem desprezar a bigorna e a forja centenária, que até hoje continuam sendo utilizadas na fábrica.
Atualmente este legado se encontra na terceira geração, com a SG facas sendo liderada por Maciel weber Burtett e sua esposa Vanessa Burtett. Aos oito anos de idade Maciel já acompanhava seu avô na forjaria, depois, junto de seu pai, continuou recebendo os ensinamentos e os segredos das diferentes técnicas para trabalhar com o aço.


Com instinto empreendedor e visionário, aos 25 anos decidiu inovar e começou a produzir facas artesanais a partir de lâminas de serra.
A distribuição das facas passou a ser feita de carro, porém apenas um único modelo disponível para a venda. Mesmo com desafios, mas com muita coragem e um desejo latente de apresentar ao mundo a essência da tradição gaúcha, Maciel não desistiu diante das dificuldades. Testando novas estratégias, ele e sua esposa conseguiram fazer a sg facas líder de vendas no brasil de produtos artesanais da cutelaria.
Hoje, com centenas de modelos de alto padrão de qualidade, exporta seus produtos para países da américa latina, américa do norte e Europa.